Mais cor, por favor!

 

Entre os ambientes mais usados em uma casa, principalmente na hora de reunir a família, estão as salas de estar, jantar e de TV. Por isso, para pensar sobre a decoração desses espaços é preciso analisar os mínimos detalhes, bem como colocar características que representem todos os membros da casa.

Nesses lugares, as cores neutras têm recebido um grande destaque na hora escolher o mobiliário e a decoração, pela sua facilidade de combinação e pela grande oferta disponível no mercado. Porém, com o passar dos anos, uma nova tendência surgiu com força total: Usar as cores para alegrar os espaços e fugir da monotonia!

O uso de cores em um determinado ambiente pode ser um desafio e tanto, mas nós iremos te ajudar com algumas dicas para deixar seus espaços mais alegres e divertidos, sem perder o charme e a harmonia:

 

Comece com objetos de decoração

Se você sempre possuiu uma sala decorada com tons neutros, a nossa primeira dica é investir em cores nos objetos decorativos. Comece com algumas almofadas, mantas, arranjos de flores, tapetes, quadros e paredes (com tintas coloridas ou até mesmo papel de parede). Você pode utilizar uma mesma cartela de cores ou até mesmo criar a sua própria combinação com cores, texturas e estampas. Esses pequenos detalhes vão passar uma ideia de um novo e renovado ambiente.

 

Móveis coloridos

Se você gostar e se sentir bem após incluir as cores em pequenos objetos, considere começar a pensar em incluir algum móvel. Pode ser uma poltrona, alguns pufes e até mesmo um estofado, chamando a atenção daquele ambiente para um foco de cor. Os móveis com tecidos mais chamativos podem ser um ponto de cor, caso deseje manter o restante do espaço decorado com tons neutros. Assim, eles irão se destacar do restante do ambiente, trazendo um visual estético com mais vida e energia. Em uma sala de estar integrada com sala de jantar, por exemplo, ter um estofado com alguma cor viva vai trazer diversão e alegria, sem ser algo exagerado.

Um poltrona cheia de informação e energia!

 

Calcule bem a mensagem que quer passar

 

Como já vimos anteriormente, as cores trazem mensagens e ajudam a dizer algo sobre os espaços. Veja bem qual a energia que quer passar e escolha a melhor cor pro seu ambiente. É importante, ainda, escolher uma cor que orne bem com o estilo do sofá, sendo ele mais retrô, clássico ou contemporâneo. Em geral, as cores frias (azul, verde e violeta) costumam trazer mais luminosidade aos espaços, bem como calma, serenidade e paz. O azul e o verde estão muito presentes na natureza, na cor do céu, dos mares e das florestas, trazendo um pouco da vida externa para dentro das casas. Já o violeta, além do efeito calmante, é associado à sabedoria, confiança e espiritualidade.

Por outro lado, as cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) são conhecidas pela energia que transforma os espaços, carregando um grande poder estimulante. Devido a sua grande imponência, muitas pessoas ainda não sabem como usá-las sem errar, mas quando inseridas corretamente, são capazes de mudar a energia dos ambientes, trazendo luminosidade, otimismo, positividade e criatividade.

 

Viu só? As cores trazem vida aos espaços e podem tornar o seu dia-a-dia mais descontraído e leve. Além de mudar a estética, elas são capazes de mudar o humor e a energia de um lar. Se você pretende sair da monotonia, invista nas cores e mude o seu ambiente! Conte com a nossa ajuda e dicas para não errar na escolha!

LaForm. Você merece ter!

Deixe um comentário