O ano que passou foi peculiar em vários sentidos. Diante da pandemia que castigou o mundo inteiro, muitas de nossas perspectivas sobre o presente e o futuro foram alteradas. Diante de tantas mudanças e tantas dificuldades enfrentadas em 2020, o Novo Ano surge com a missão de renovar a nossa fé e as nossas esperanças! Pensando nisso, o Pantone Color Institute divulgou as cores que serão tendência em 2021, a PANTONE 17-5104 Ultimate Gray, um tom acinzentado, que nos traz elementos sólidos e confiáveis e a PANTONE 13-0647 Illuminating, um amarelo brilhante e alegre, que nos lembra a energia solar.
As duas são cores independentes, cada uma trazendo a sua própria força, mas que unidas mostram que tons diferentes podem se unir para transformar. A união das duas cores representa a força e a positividade, com uma ensolarada e amigável promessa para 2021.
As cores Pantone do Ano: PANTONE 13-0647 Illuminating e PANTONE 17-5104 Ultimate Gray: uma aposta de alegria para 2021!
Além destas duas tonalidades, separamos algumas das principais dicas do que será tendência no mobiliário e na decoração em 2021, para quem gosta de estar sempre antenado no que é atual ou para quem pensa em renovar seus ambientes neste ano. Confira:
- Conforto sem igual
A primeira tendência que merece ser destacada é a busca cada vez mais intensa por móveis confortáveis. Essa procura já vem ganhando espaço há certo tempo, mas a pandemia e o isolamento social que estão sendo vividos desde o último ano fizeram com que cada vez mais pessoas buscassem móveis confortáveis e aconchegantes para o seu lar, criando um clima acolhedor. Esta preocupação continuará em evidência nos próximos anos, uma vez que várias pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, até mesmo para passar a trabalhar definitivamente.
Para um conforto sem igual, aposte no Di Paolo!
- Opções inteligentes e móveis multiuso
Já fazem alguns anos que os móveis inteligentes e tecnológicos vem ganhando bastante espaço devido, principalmente, aos grandes avanços científicos que permitem cada vez mais interconectividade e nos aproximam cada vez mais do futuro. Para quem ainda não conhece este tipo de mobília, ela consiste em móveis que possuem conexões com inteligências artificiais, nos quais você pode carregar seu celular, escutar música ou até mesmo gerenciar as luzes de sua casa ou aparelhos eletrodomésticos.
Da mesma forma em que o uso de acessórios tecnológicos tem sido cada vez mais comum, cada vez mais inteligente se torna quem utiliza móveis multiusos, ou seja, aqueles que possuem várias funções ou que podem ser adaptados para diversas situações. Dentro desta categoria podemos destacar os estofados dobráveis ou retráteis, os móveis que são usados para dividir ambientes e aqueles que podem ter a sua configuração alterada, proporcionando mais praticidade e usabilidade. Estes móveis permitem um ótimo aproveitamento de espaços e da circulação e são uma aposta forte para compor o mobiliário do novo ano.
Di Pietro: Um estofado que possui uma estante acoplada, perfeito para dividir ambientes!
- Antigo e chique
Indo totalmente em contrapartida com os elementos futurísticos e detalhes tecnológicos, outra grande tendência de decoração é aquela que deixa o ambiente com cara de “casa da vovó”, ou seja, aquela decoração que usa e abusa de móveis antigos, configurando o que conhecemos como retrô chique.
Em móveis de madeira, o uso de técnicas de envelhecimento aparece como forte aposta. Esses móveis combinam cada vez mais com estofados vintage ou com costura como o capitonê ou com botões, o famoso botonê. Dentro desta proposta estão também os papéis de parede floridos, acessórios e adornos antigos e, principalmente, muitas almofadas e babados.
- Ambientes monocromáticos e peças em destaque
Outra tendência que vem se consolidando nos últimos anos são os ambientes monocromáticos. Isso não quer dizer que um ambiente precisa ter a mesma cor em todos os móveis, mas uma mistura de tons da mesma cor. O azul, que foi a cor do ano passado, e o amarelo, que é a grande promessa de 2021, podem ser boas opções para você se inspirar.
Já para quem não quer se arriscar muito nas cores, ambientes com tons de branco e cinza, que já são os queridinhos há muitos anos e trazem toques de contemporaneidade, estão cada vez mais em alta, principalmente quando compostos com pequenos adereços coloridos como tapetes, cortinas, mantas ou almofadas.
- Materiais ousados
Trazer a natureza para dentro de casa foi outra lição que aprendemos no último ano, enquanto estivemos isolados. Isso fez com que os materiais naturais ganhassem ainda mais espaço dentro dos ambientes, levando profundidade e agregando texturas aos espaços. Cordões naturais, tecidos em linho e algodão e madeira fazem parte deste grupo. A madeira clara, que combina muito bem com vários tons e cores de móveis e paredes, traz a sensação de acolhimento e aconchego, aquecendo os ambientes.
Materiais naturais como madeira e cordões ganham cada vez mais destaque para quem quer se aproximar da natureza.
E, se você quiser investir em um mobiliário mais escultural, superfícies que agregam elementos variados, como couro e ferro em um mesmo produto, trazem ainda mais riqueza aos elementos.
Gostou das nossas dicas?
Não esqueça que é você quem dá o tom da decoração de seu ambiente! Pra ficar perfeito ele deve ter a sua cara! Fique por dentro de todas as novidades e divirta-se com as cores e formas para este ano de 2021.
LaForm. Você merece ter!
Inspirações:
https://www.decoracao2021.com.br/moveis-guia-completo-de-tendencias/
Deixe um comentário