As poltronas são consideradas peças essenciais na composição da decoração de diversos ambientes, principalmente da sala de estar. Queridinhas dos designers de interiores pela versatilidade, elas podem mudar a cara de um projeto.
Apesar do apelo estético, elas não são apenas elementos decorativos, e, além da beleza, devem ser práticas e principalmente confortáveis. É claro que deve-se observar ambas as características, determinantes para a escolha de um modelo ideal. Mas podemos afirmar: Uma bela poltrona transforma o visual de um cômodo.
Onde usar poltronas?
As poltronas se encaixam em muitos ambientes da casa, mas nem sempre ela deve ter o mesmo formato. Para a varanda, deve ser revestida de material impermeável e fácil de limpar. No local de leitura e estudos, dê preferência aos modelos com desenho ergonômico, adequado à postura da pessoa. Para o quarto, priorize o conforto, para aqueles momentos de pausa e de descanso no dia.
Porém, a sala de estar, por ser um ambiente próprio para receber pessoas, prefira as de encosto mais baixo e uma espuma mais firme no assento. Já quando a ideia é acrescentar mais personalidade à decoração, vale apostar em modelos diferentes. Também há as acolchoadas e as com transparências – visualmente muito mais leves.
Tendências:
Tecidos como couro, algodão e linho vão muito bem em poltronas. Além disso, o design dos anos 50 e 60 – pés palito, design leve e bordas arredondadas – também estão em alta.
Não existe uma regra para combinar a poltrona com os outros móveis, não precisando ter necessariamente o mesmo estilo do sofá. O mesmo vale para os tecidos, texturas e estampas. Uma dica é: Sempre opte por um dos elementos mais neutro, para que o sofá ou poltrona possa se destacar.
Gostou das dicas? Confira a linha de poltronas da LaForm e comece agora mesmo um projeto de renovação em algum cômodo do seu lar!
Deixe um comentário