As cores influenciam diretamente em nosso bem-estar e nos sentidos despertados em nosso cérebro, através das percepções causadas. Um exemplo é quando acordamos e avistamos logo cedo um céu azul, num lindo dia de sol, melhorando instantaneamente o nosso humor. Da mesma forma, um dia cinza, nublado ou chuvoso, desperta em nós outras sensações, como melancolia e desânimo.
A Psicologia das Cores nos ajuda a entender quais sentimentos, ideias e comportamentos são desencadeados em nosso cérebro através das cores que nos cercam. Os conhecimentos desta área são usados há muito tempo na Comunicação, principalmente nas peças publicitárias, porém, no decorrer dos anos, o conceito evoluiu, chegando até o universo dos arquitetos, designers e decoradores. Aliados aos benefícios proporcionados pelas cores que nos cercam, podemos montar os nossos ambientes de acordo com as percepções que queremos despertar em cada espaço da casa. A LaForm separou algumas dicas para ajudar você a se inspirar usar as cores a seu favor.
Branco e Cinza: O branco é uma das cores mais clássicas quando falamos em decoração de interiores. Transmite paz e serenidade. Além disso, devido a sua neutralidade, a cor branca também remete a fé, esperança, conhecimento e sobriedade. Partindo dos mesmos conceitos, o cinza aparece como uma ideia mais moderna, dando toques de contemporaneidade para os ambientes neutros. Possui muitas semelhanças com as propriedades trazidas pelo branco, principalmente nos tons mais claros. Devido às grandes oportunidades de complementos coloridos, branco e cinza tem sido as cores mais presentes no mobiliário moderno dos últimos anos.
Cores claras: Já para quem quer colorir o seu ambiente, sem fugir dos tons claros, as cores verde, azul, laranja, rosa, amarelo, em suas cartelas mais neutras, transmitem uma sensação de simpatia e leveza. Elas dão toques de cor, mantendo a sutileza e suavidade dos ambientes. Costumam ser muito utilizadas em ambientes menores, para dar a sensação de amplitude dos espaços. Tais cores estimulam a comunicação interpessoal, sendo frequentemente usadas em salas de estar para receber as visitas.
Cores claras ampliam os ambientes!
Cores Quentes: As tonalidades de cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) são conhecidas pelo seu alto poder estimulante que energiza as pessoas e ambientes. Por todo este poder vinculado a elas, muitas pessoas ainda não descobriram a maneira correta de inseri-las em suas casas, bem como o potencial incrível que carregam. Veja as propriedades de cada uma delas:
Amarelo: O amarelo é uma cor incrível, que ganha ainda mais destaque quando utilizado junto com o preto ou o branco. Ele costuma mudar a energia do ambiente e das pessoas, estimula a criatividade e traz otimismo e positividade. Ajuda a trazer luminosidade e calor aos espaços, sendo um grande aliado em ambientes que não recebem muita luz natural. Uma dica valiosa é investir no amarelo em ambientes que são usados por crianças e também escritórios, nos quais ele ajuda a desenvolver a criatividade e concentração.
Laranja e tons terrosos: A cor laranja aparece como uma tendência bem moderna, principalmente nos tons mais terrosos, que surgiram nos últimos anos, como tendência para nos reconectar com a terra. Essa cartela de cores é alegre e estimulante, sendo associada também a criatividade, positividade e prazer.
Vermelho: Para quem não tem medo de arriscar, o vermelho é a cor ideal para destacar um objeto em um ambiente. É a cor da paixão e da confiança, que agrega uma energia inigualável a qualquer espaço. Além de estimular as pessoas, o vermelho também nos passa a sensação de receptividade e confiança.
Invista no vermelho se quiser sair da zona comum e ousar nos ambientes!
Cores frias: Em contrapartida das cores quentes, as cores conhecidas como frias (azul, verde e violeta) trazem a tona outros sentidos, como o efeito calmante, trazendo serenidade aos espaços. São cores ótimas para serem usadas em locais de relaxamento, como quartos ou salas de TV, ajudando a renovar as energias.
Azul: Esta cor possui uma forte ligação com a natureza. Lembra a cor do céu e a imensidão do mar. Também é a cor predominante do nosso planeta, visto do espaço. Na decoração dos ambientes, seu poder também é imenso, conquistando a cada dia mais adeptos. O azul agrega frescor e leveza aos espaços. Transmite paz, calmaria, confiança, mesmo em tons mais escuros. Nos tons mais claros, ajuda a acrescentar profundidade aos ambientes.
Azul é a cor da calma, tranquilidade e leveza!
Violeta: Esta é uma cor sofisticada e imponente que começou a aparecer aos poucos e vem conquistando cada vez mais adeptos. Costuma ser mais utilizada em poltronas, porém, por ser uma cor nobre, vem ganhando cada vez mais espaços em móveis maiores. Quando bem aplicados, os diversos tons de violeta trazem calma e tranquilidade para enfrentar problemas. É associada ainda à sabedoria, ao conhecimento, além da intuição e espiritualidade.
Verde: Esta cor também remete a natureza e seu uso tem sido cada vez mais comum, como o uso de plantas e flores, que tem ganhado cada vez mais destaque dentro dos lares. Porém, também pode ser usada em móveis, como estofados e poltronas. Apesar de ser uma das cores frias, o verde traz alegria, remetendo às florestas que estão cheias de vida. Dependendo do tom, traz calmaria, tranquilidade e equilíbrio, aliviando o estresse, sendo associado à saúde. Assim como a natureza, cheia de vida, remete a abundância e vitalidade.
Preto: É uma cor forte e impactante, que gera receio em muitas pessoas. Porém, o preto é uma cor neutra, fácil de combinar com o restante da decoração. Além disso, é uma das cores mais elegantes, trazendo sofisticação aos ambientes. O preto é conhecido como uma cor nobre, atribuído ao luxo e requinte. Um cuidado que se dever ter é observar o tamanho do local, uma vez que esta cor não reflete a luz e tende a diminuir os espaços.
Gostou de nossas dicas? Comece aos poucos e vá percebendo os efeitos de pequenas peças e objetos para ver como a energia do ambiente se transforma. Aproveite e crie a sua própria combinação de cores e sinta o seu poder transformador! LaForm. Você merece ter.
Fontes:
https://www.wevans.com.br/blog/como-as-cores-influenciam-na-decoracao
https://vilamulher.com.br/decoracao/decoracao-e-design/psicologia-cores-ambiente-decoracao-sentimentos-m0418-732293.html
https://www.selecoes.com.br/amp/inspiracao/psicologia-das-cores-como-aplicar-nos-ambientes/
Deixe um comentário