Como usar cores sem medo?
É preciso adequar as cores à proposta da arquitetura para que elas façam sentido, afirma a designer de interiores Ghislaine Viñas. Dessa forma, o ideal é compreender o conceito da cor e sua inserção em determinado ambiente. Diferentes combinações de cores podem trazer vida e alegria a uma casa, e isso pode ser garantido através da aplicação em apenas um único móvel colorido.
O que é preciso levar em conta é que as tonalidades afetam as pessoas de maneiras distintas: podem provocar energia, solidão, calma, entre muitas outras emoções. Para evitar desequilíbrios, é importantíssimo pensar no uso de forma detalhada e controlada, visto que as cores são responsáveis pelo aspecto visual e, também, na expressão, personalidade e energia do ambiente. Pensando nisso, aliar a cromoterapia, que defende que as cores têm o poder de renovar um espaço e dar a ele a energia necessária para viver em harmonia, pode ser crucial para justificar escolhas adequadas.
Certo, mas como aplicar? Quando se tratam de peças maiores em cores mais marcantes e vivas, o efeito é de descontração e estilo. Um sofá colorido pode iluminar a sala e promover ousadia. Aplicada na medida e no lugar adequado, a cor é a ferramenta perfeita para dominar qualquer espaço. Contudo, é necessário manter equilíbrio para não tornar o visual cansativo ou agressivo demais, sobretudo na sala de estar, um ambiente tão frequentado e compartilhado.
Uma forma de assegurar a harmonia visual é trabalhar pontos de cor. Essa técnica permite que seja incorporado um efeito colorido ao mesmo tempo em que evita uma estética pesada. Além disso, desse modo, a decoração terá traços de modernidade e conceberá à casa um ar mais jovial. Por isso, utilizar o sofá como um ponto de destaque através de uma cor marcante pode ser uma ótima alternativa para trazer vida à sua sala! Confira nosso modelo Levi que, além de ter um tom incrível de azul, também é multifuncional e permite diversos usos para além de seu principal!
LaForm. Você merece ter!
Fontes consultadas:
https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2017/09/5-regras-para-usar-cores-na-decoracao-sem-errar.html
https://www.westwing.com.br/guiar/cores-nos-ambientes/
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=05&Cod=1285
Deixe um comentário